
Ricardo Figueiredo
Neste artigo abordaremos de maneira introdutória e extremamente superficial o assunto para, nos próximos artigos, nos aprofundar de forma gradativa no assunto.
O que é um Grupo Diesel Gerador?
O Grupo diesel gerador é um equipamento que transforma a energia
térmica oriunda da queima do óleo diesel em energia elétrica de corrente
alternada.
Pode ser utilizado como:
- Fonte de energia elétrica principal: Passa a ser a única fonte em locais
desassistidos pela rede pública de energia elétrica.
- Fonte alternativa de energia: Sendo acionado em
determinados horários para reduzir o custo da energia elétrica adquirida do
sistema público.
- Fonte de energia elétrica de backup: Esta
última é, sem dúvidas, sua aplicação mais popular. É acionado de forma automática ou manual quando ocorrem os blackouts na rede pública de energia elétrica mantendo a carga alimentada.
Composição Macro de Um Grupo Gerador:
Um
grupo diesel gerador é composto de forma macro por: Motor, alternador,
acoplamento, base e controle.
Motor: Máquina acionante. Responsável por
transformar a energia liberada pela queima do combustível em energia cinética
(movimento).
Alternador: Máquina acionada. Responsável pela
transformação da energia cinética fornecida pelo motor em energia elétrica de
corrente alternada.
Acoplamento: Responsável por interligar o motor com o
alternador e transmitir a energia cinética absorvendo e minimizando os esforços
causados por micro desalinhamentos entre o motor e o alternador.
Base: Estrutura metálica, possui a função de suportar o
conjunto motor/alternador absorvendo boa parte da vibração, manter o
alinhamento entre o motor e alternador e garantir robustez ao conjunto.
Controle: Sistemas que controlam o grupo gerador
monitorando a rede pública de energia elétrica, partindo e parando o mesmo e
garantindo as proteções contra falhas elétricas e mecânicas.
Motor Diesel:
O motor diesel, de forma macro e observando as partes visíveis do motor temos:
Radiador: Em conjunto com o ventilador que é acionado por polia e correias, são responsáveis por retirar o excesso de calor gerado pelo motor impedindo que este atinja temperaturas que o danificaria.
Escapamento: Também chamado de descarga, tem a função de fazer a exaustão dos gases que são gerados pela queima do combustível. Esses gases necessitam ser expelidos de maneira rápida e eficiente para que, na câmara de combustão, haja espaço para a entrada de mais ar com oxigênio para um novo ciclo de queima dando continuidade ao movimento do eixo do motor.
Filtro de Ar: Possui a função de reter partículas em suspensão que existem no ar em forma de poeira ou qualquer outro tipo de impureza. Estas partículas, quando entram na câmara de combustão, contaminam o óleo lubrificante causando abrasão das partes móveis e fixas do motor. É de extrema importância manter os filtros de ar em bom estado.
Motor de Partida: Para que se estabeleça a queima do combustível, inicialmente, é necessário que o motor atinja, no mínimo, 250 RPM. O Motor de partida, alimentado pela bateria, será responsável por isto. Ao atingir 250 RPM o motor de partida é desligado e o motor diesel prossegue em rotação apenas com o torque gerado pela queima do diesel.
Filtros de combustível: Tem função semelhante ao filtro de ar, as partículas indesejadas em suspensão no diesel devem ser retidas impedindo desgastes do motor.
Baterias: As baterias possuem a função de acumular energia elétrica para que esta possa ser utilizada alimentando o motor de partida e também alimentando a automação do gerador para que o mesmo possa funcionar quando ocorrer falha na rede pública.
Filtros de óleo lubrificante: Este tem a função de retirar as impurezas que estejam contaminando o lubrificante. Essas impurezas podem vir do próprio lubrificante, resíduos de carbono derivado da queima do combustível ou podem ocorrer contaminações devido a falhas nos filtros de combustível ou de ar.
Alternador:
Flange de Acoplamento: É aparte do alternador que será interligada e fixada ao motor diesel.
Caixa de Ligações: É onde ficam os conectores para os cabos de força do alternador. Estes cabos conectados serão responsáveis por transportar a energia elétrica gerada até a carga. Nesta caixa de ligações também é instalado o regulador de tensão do alternador.
Olhal de Içamento: É um ponto de apoio para que se possam ser utilizadas ferramentas para içamento do Alternador em casos de montagens ou intervenções para manutenção.
Tampa de Inspeção: Ao mesmo tempo serve de entrada de ar para refrigerar o bobinado do alternador como também serve como uma janela de inspeção que pode ser removida para acessar o rolamento, ponte de diodos e o próprio bobinado.
Base: É o ponto de apoio para a fixação do alternador a estrutura metálica que será a base do conjunto motor/alternador.
Nos próximos artigos continuaremos a nos aprofundar em cada tópico dos grupos diesel geradores.
Na página inicial temos o botão para vocês seguirem o nosso blog. Clica nesse botão para vocês serem avisados sempre que houver um novo post e ficarem atualizados com nossos arquivos.
Gostei muito é em interesante
ResponderExcluirObrigado
ExcluirDepois que eu trabalhei com o nosso amigo Ademir
ResponderExcluirAprendiz muito com eles
ResponderExcluirNovamente , excelente explicação!!!
ResponderExcluirObrigado. Estamos publicando mai artigos
ExcluirExcelente oportunidade! Pois, o tema referente a geradores é muito específico e esses artigos serão de grande valia.
ResponderExcluirGratidão!
Obrigado, tentarei manter o objetivo de ir postando sempre temas interessante sobre este assunto.
Excluir