O que é um grupo Gerador? Quais sua aplicações?


Ricardo Figueiredo

Neste artigo abordaremos de maneira introdutória e extremamente superficial o assunto para, nos próximos artigos,  nos aprofundar de forma gradativa no assunto.


O que é um Grupo Diesel Gerador?

O Grupo diesel gerador é um equipamento que transforma a energia térmica oriunda da queima do óleo diesel em energia elétrica de corrente alternada.

Pode ser utilizado como:

  • Fonte de energia elétrica principal: Passa a ser a única fonte em locais desassistidos pela rede pública de energia elétrica.
  • Fonte alternativa de energia: Sendo acionado em determinados horários para reduzir o custo da energia elétrica adquirida do sistema público.
  • Fonte de energia elétrica de backup: Esta última é, sem dúvidas, sua aplicação mais popular. É acionado de forma automática ou manual quando ocorrem os blackouts na rede pública de energia elétrica mantendo a carga alimentada.
Composição Macro de Um Grupo Gerador:


Um grupo diesel gerador é composto de forma macro por: Motor, alternador, acoplamento, base e controle.

Motor: Máquina acionante. Responsável por transformar a energia liberada pela queima do combustível em energia cinética (movimento).

Alternador: Máquina acionada. Responsável pela transformação da energia cinética fornecida pelo motor em energia elétrica de corrente alternada.

Acoplamento: Responsável por interligar o motor com o alternador e transmitir a energia cinética absorvendo e minimizando os esforços causados por micro desalinhamentos entre o motor e o alternador.

Base: Estrutura metálica, possui a função de suportar o conjunto motor/alternador absorvendo boa parte da vibração, manter o alinhamento entre o motor e alternador e garantir robustez ao conjunto.

Controle: Sistemas que controlam o grupo gerador monitorando a rede pública de energia elétrica, partindo e parando o mesmo e garantindo as proteções contra falhas elétricas e mecânicas.

Motor Diesel:


























O motor diesel, de forma macro e observando as partes visíveis do motor temos:

Radiador: Em conjunto com o ventilador que é acionado por polia e correias, são responsáveis por retirar o excesso de calor gerado pelo motor impedindo que este atinja temperaturas que o danificaria.

Escapamento: Também chamado de descarga, tem a função de fazer a exaustão dos gases que são gerados pela queima do combustível. Esses gases necessitam ser expelidos de maneira rápida e eficiente para que, na câmara de combustão, haja espaço para a entrada de mais ar com oxigênio para um novo ciclo de queima dando continuidade ao movimento do eixo do motor.

Filtro de Ar: Possui a função de reter partículas em suspensão que existem no ar em forma de poeira ou qualquer outro tipo de impureza. Estas partículas, quando entram na câmara de combustão, contaminam o óleo lubrificante causando abrasão das partes móveis e fixas do motor. É de extrema importância manter os filtros de ar em bom estado.

Motor de Partida: Para que se estabeleça a queima do combustível, inicialmente, é necessário que o motor atinja, no mínimo, 250 RPM. O Motor de partida, alimentado pela bateria, será responsável por isto. Ao atingir 250 RPM o motor de partida é desligado e o motor diesel prossegue em rotação apenas com o torque gerado pela queima do diesel.

Filtros de combustível: Tem função semelhante ao filtro de ar, as partículas indesejadas em suspensão no diesel devem ser retidas impedindo desgastes do motor.

Baterias: As baterias possuem a função de acumular energia elétrica para que esta possa ser utilizada alimentando o motor de partida e também alimentando a automação do gerador para que o mesmo possa funcionar quando ocorrer falha na rede pública.

Filtros de óleo lubrificante: Este tem a função de retirar as impurezas que estejam contaminando o lubrificante. Essas impurezas podem vir do próprio lubrificante, resíduos de carbono derivado da queima do combustível ou podem ocorrer contaminações devido a falhas nos filtros de combustível ou de ar.

Alternador: 





















Flange de Acoplamento: É aparte do alternador que será interligada e fixada ao motor diesel.

Caixa de Ligações: É onde ficam os conectores para os cabos de força do alternador. Estes cabos conectados serão responsáveis por transportar a energia elétrica gerada até a carga. Nesta caixa de ligações também é instalado o regulador de tensão do alternador.

Olhal de Içamento: É um ponto de apoio para que se possam ser utilizadas ferramentas para içamento do Alternador em casos de montagens ou intervenções para manutenção.

Tampa de Inspeção: Ao mesmo tempo serve de entrada de ar para refrigerar o bobinado do alternador como também serve como uma janela de inspeção que pode ser removida para acessar o rolamento, ponte de diodos e o próprio bobinado.

Base: É o ponto de apoio para a fixação do alternador a estrutura metálica que será a base do conjunto motor/alternador.


Nos próximos artigos continuaremos a nos aprofundar em cada tópico dos grupos diesel geradores.

Visite nosso Canal no Youtube: Mundo dos Geradores

Na página inicial temos o botão para vocês seguirem o nosso blog. Clica nesse botão para vocês serem avisados sempre que houver um novo post e ficarem atualizados com nossos arquivos.

               

Comentários

  1. Gostei muito é em interesante

    ResponderExcluir
  2. Depois que eu trabalhei com o nosso amigo Ademir

    ResponderExcluir
  3. Aprendiz muito com eles

    ResponderExcluir
  4. Novamente , excelente explicação!!!

    ResponderExcluir
  5. Excelente oportunidade! Pois, o tema referente a geradores é muito específico e esses artigos serão de grande valia.
    Gratidão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, tentarei manter o objetivo de ir postando sempre temas interessante sobre este assunto.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como funciona um alternador sem escovas (brushless)?

Como funciona um alternador (gerador de corrente alternada)?

Como funciona uma excitatriz estática?