Regimes de Funcionamento de Grupos Geradores.
Ricardo Figueiredo
Visite nosso Canal no Youtube: Mundo dos Geradores
Regimes de funcionamento para grupos geradores:
Para se definir a potência de um grupo gerador é só observar os dados de placa r?
Na verdade precisamos verificar antes o regime de funcionamento. Este regime é definido pela norma ISO-8528, esta norma americana hoje é adotada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) como a norma brasileira que deve ser seguida para potência de grupos geradores em cada regime de funcionamento. Além disso a ISO-8528 é mundialmente aceita e, por isto, grupos geradores fabricados em quase todos os países estarão de acordo com a mesma.
Antes de se falar em dimensionamento de grupos geradores deve-se primeiro definir seu regime de funcionamento.
São 04 os regimes definidos pela ISO-8528:
Standby
Power: Uso de grupos geradores como backup da fonte principal de energia
elétrica do empreendimento e que funcionarão apenas em casos de blackout. Os
fatores que determinam esse regime de funcionamento são:
- Fator de Carga de 70 %.
Prime Power: Uso diário de grupos geradores. No Brasil isto ocorre quando os utilizamos como alternativa ao fornecimento de energia elétrica pela concessionária no horário de ponta, entretanto deve ser observado o fator de carga. Os fatores que determinam esse regime de funcionamento são:
- Fator de Carga de 70 %..
Contínuos Power: Uso de grupos geradores como fonte de energia elétrica principal e que param apenas para manutenção corretiva ou preventiva. Os fatores que determinam esse regime de funcionamento são:
- Sem limite de horas de funcionamento.
- Fator de Carga de 70 %.
Contínuos Flat Power: Uso de grupos geradores como fonte de energia elétrica principal e que param apenas para manutenção corretiva ou preventiva, mas que a carga aplicada ao mesmo seja constante e intensa. Os fatores que determinam esse regime de funcionamento são:
- Sem limite de horas de funcionamento.
- Fator de Carga de 100 %.
Fator de carga é a razão da demanda de potência elétrica média pela demanda de
potência elétrica máxima. O resultado desta razão se multiplica por 100 para que o resultado seja em porcentagem.
A potência média se obtém dividindo o consumo em kWh pelo período em h que este consumo foi mensurado:
No Brasil, temos a portaria 414 da ANEEL que regula toda a relação das concessionárias de energia elétrica com os consumidores.
Nesta portaria é definida o sistema de tarifação Horo-sazonal que possui tarifas diferenciadas para a energia elétrica de acordo com o horário e estações do ano. Posteriormente em um artigo específico trataremos esse assunto em maiores detalhes, mas o importante é saber que consumidores de média tensão (que são os de maior porte) utilizam este tipo de tarifa e, no horário de ponta o valor da tarifa sobe bastante e compensa, na maioria dos casos, a utilização da geração diesel em detrimento da energia fornecida pela concessionária
Horário de Ponta compreende um intervalo de 3h consecutivas que em algumas regiões seria das 17:30 as 20:30h e em outras de 18:00 as 21:00h em dias úteis, conforme definido pela ANEEL.
Visite nosso Canal no Youtube: Mundo dos Geradores
Na página inicial temos o botão para vocês seguirem o nosso blog. Clica nesse botão para vocês serem avisados sempre que houver um novo post e ficarem atualizados com nossos arquivos.
Gostei muito, informações interessantes
ResponderExcluirObrigado, sinta-se a vontade para sugerir temas ou tirar dúvidas aqui nos comentários.
Excluir