Solenoide de Parada ou Funcionamento? (Um breve comentário)
Ricardo Figueiredo
Recentemente eu vi um instrutor em um treinamento via internet diferenciando dois tipos de válvulas solenoides para grupos geradores: "Solenoide de Parada" e "Solenoide de funcionamento". Será que existe isto?
Como, meu último artigo foi a respeito de sistemas de parada para motores diesel e nós aqui já somos uma comunidade com um público razoavelmente grande resolvi me pronunciar. a respeito.
Do conceito à nomenclatura...
Toda a nomenclatura de dispositivos advém do exercício de sua função principal e a função da solenoide sempre será a de provocar a parada do motor, sendo energizada ou desenergizada.
A solenoide, sempre será a "SOLENOIDE DE PARADA" independente do modo em que a mesma atuará.
Vejamos o seguinte exemplo: Um contato auxiliar de um contator ou de um relé sempre será um contato auxiliar, mas poderá atuar como normalmente fechado ou normalmente aberto, isto não mudará a sua essência.
Em automação, os elementos que trabalham o tempo todo energizados e são desenergizados em sua condição ou vice-versa, dizemos que trabalham por nível pois operam em níveis "um" ou "zero".
As solenoides que trabalham sendo energizadas para se efetuar a parada fazem isto sendo energizadas por 15 ou 20 Segundos e em operações deste tipo dizemos que o dispositivo trabalha em regime de pulso.
Conclusão:
É correto então afirmar que em ambos os casos temos uma solenoide de parada e que uma opera por nível e outra trabalha por pulso. Não podemos afirmar que existiria uma solenoide de partida já que esta não provoca a partida do motor.
Sou muito conservador com conceitos pois formam a base em que o conhecimento é construído. Falhas no entendimento destes conceitos nos levam à ações e raciocínio equivocados.
Comentários
Postar um comentário