Vamos falar um pouco de mecânica?
Ricardo Figueiredo
Temos nos últimos artigos focado em alternadores e reguladores de tensão, mas agora vamos ver um pouco de mecânica.
O foco deste blog é Eletricidade, Eletrônica e Automação aplicadas a grupos geradores, no entanto precisaremos estudar e construir uma base mínima de conhecimento da mecânica para que possamos entender o que os alternadores solicitam do motor e como a automação deve atuar e proteger os motores em operação, pois como vimos em um de nossos primeiros artigos o motor é a máquina acionante e o alternador é a máquina acionada. Caso não tenha lido acesse o link a seguir: O que é um grupo Gerador? Quais suas aplicações?
Após diversos experimentos como este da figura acima, no ano de 1.782 foi definido que 1 HP (Horse Power) seria a potência necessária para elevar 75Kg à altura de 1 metro em 1 segundo. Paralelamente, os franceses também efetuaram o mesmo experimento e conceituaram o CV (Cavalo Vapor).
Definimos o torque como sendo uma força multiplicada por uma distância então, se aumentarmos a força ou a distância aumentaremos o torque.
Se a força estiver em Newton e a
distância em metros a unidade do torque será Newton metro (Nm). Se a força
estiver em quilograma força e a distância em metros a unidade do torque será
quilograma força metro (Kgfm):
E o torque em motor a combustão?
"O torque do motor é a força aplicada pela biela ao virabrequim multiplicada pela distância do centro do virabrequim ao ponto em que a força atua".
Também podemos relacionar a Potência fornecida pelo motor (P) com Velocidade angular (ω) e o Torque (T) conforme fórmula abaixo:
Sim existe esta relação. A Potência (P) fornecida na ponta eixo de um motor é diretamente proporcional a velocidade angular (ω) multiplicada pelo Torque (T). como veremos abaixo:
Olhando a fórmula acima, vemos o porquê de um mesmo motor a 1.800 RPM disponibilizar para o alternador uma potência maior do que a 1.500 RPM.Neste quesito o Brasil leva vantagens em relação aos vizinhos do Mercosul que possuem suas redes elétricas padronizadas em 50 Hz.
Os alternadores de 4 pólos, para manter 60 Hz, necessitam girar a 1.800 RPM e para 50 Hz sua velocidade deve cair para 1.500 RPM. Na prática, esta redução de velocidade representa uma perda de potência aproximada de 17%, ou seja, um gerador de 500 kVA em 60 Hz poderá fornecer no máximo 415 kVA em 50 Hz.
Rendimento:
O rendimento é a razão da quantidade de energia do combustível que resulta em energia útil no eixo do motor em relação a quantidade de energia térmica existente no mesmo combustível.
O rendimento do motor irá variar de acordo com seu projeto e seu percentual de carregamento. Grupos geradores possuem seu melhor rendimento com cerca de 70 a 80% de sua carga nominal.
Estudos indicam que o rendimento médio para os motores diesel situa-se entre 36 a 40%, ou seja, esse é o percentual da energia térmica disponível no combustível que será transformada em energia útil no eixo do motor.
Abaixo temos a distribuição de como a energia do combustível é transformada em um motor diesel:
- 40% é transformada em potência útil.
- 24% é transformada em calor e é absorvida pelo sistema de arrefecimento do motor.
- 36% é transformada em calor e é dissipada pelor gases do escapamento.
Nossa, explicação completa sobre mecânica. Um leigo, como eu, entendi fácil. Valeu!
ResponderExcluirObrigado amigo, eu acredito que o conhecimento tenha que ser passado de forma descomplicada e faço o possível para que isto ocorra da maneira mais natural possível.
ExcluirGostei muito Ricardo, fico no aguardo do próximo (João Benner)
ResponderExcluirObrigado, Benedito.
Excluir