Como funciona um motor a diesel?

 


Ricardo Figueiredo

O objetivo deste blog não é o de postar artigos detalhados e profundos de mecânica, uma vez que não é esta a nossa especialidade. O nossos foco será sempre sobre os aspectos elétricos, eletrônicos e de automação. Entretanto necessitaremos entender os princípios básicos de funcionamento e quais as necessidades de controle e proteção de um motor diesel quando aplicado em um grupo gerador. Iniciamos hoje uma série de artigos a respeito deste assunto.


.  

Motor a Explosão:

O motor a explosão aproveita a força gerada pela explosão (expansão) de uma mistura de combustível e ar que foi comprimida em uma câmara para gerar movimentos circulares na ponta de um eixo.

Esta explosão é causada pela ignição (queima) de um combustível (Diesel, Gasolina, Álcool ou outro combustível líquido ou gasoso) e um comburente (oxigênio).

Quanto ao modo de ignição do combustível teremos os motores classificados em dois tipos:

Ciclo Otto: São os motores movidos a gasolina, álcool ou gás que necessitam de uma faísca para que a queima ocorra. Estes motores possuem velas, distribuidores e dispositivos de ignição eletrônica para a geração desta faísca.

Ciclo Diesel: Foram os motores idealizados e patenteados pelo engenheiro mecânico alemão Rudolph Diesel no final do século 19. Estes motores utilizam o princípio da combustão expontânea quando comprimidos a uma taxa de 1:20 ou superior e, por isto, não necessitam de uma faísca para a ignição do combustível. Este detalhe os tornam mais robustos pois possuem menos componentes.

Vantagens de se utilizar motores diesel em grupos geradores:

Robustez: É um motor que possui muito menos componentes em relação aos motores Ciclo Otto.

Mais energia por unidade de volume: O diesel é 15% mais denso que a gasolina e por isto permite que se obtenha mais energia térmica por litro diminuindo-se o volume armazenado.

Menos volatilidade: O diesel é menos volátil que a gasolina e o álcool. Isto reduz a perda por evaporação durante o período de armazenamento.

Maior ponto de Fulgor: "O ponto de fulgor é a menor temperatura que o combustível libera vapores para formar uma atmosfera explosiva". Enquanto que a gasolina possui seu ponto de fulgor em -42°C o do diesel é superior a 38°C. Isto aumenta a segurança com realação a possibibilidade de se causar incêndios.

Alto rendimento: Os motores a diesel são mais eficientes. Enquanto se consegue uma conversão da energia térmica disponível em um litro de diesel na ordem de 36 a 40% os motores a gasolina conseguem converter algo em torno de 25%. 

E como funciona um motor a Diesel?


Fig. 1                                                                     Fig. 2

Observando a figura 1 vemos a câmara de explosão que é formada pelo cilindro, Cabeçote, válvulas e pistão. A indicação PMS é o Ponto Máximo Superior e a indicação PMI é o Ponto Máximo Inferior que o pistão atinge durante seu curso. 


Observando a figura 3 vemos que as explosões ocorrem em quatro etapas definidas em um processo denominado de quatro tempos:


Fig. 3   

1º Tempo – Admissão: A válvula de escapamento fecha, a válvula de admissão abre, o pistão recua e é injetada a mistura de ar e combustível.

2º Tempo - Compressão: A válvula de escapamento continua fechada, a válvula de admissão fecha, o pistão avança e a mistura é comprimida.

3º Tempo – Combustão: As válvulas de Admissão e escapamento permanecem fechadas o pistão chega ao final do curso e a temperatura e a pressão chegam aos valores máximos e a mistura explode liberando energia que impulsiona o pistão.

4º Tempo – escapamento: A válvula de escapamento abre liberando os gases para o escapamento e a válvula de admissão permanece fechada.

Os movimentos alternados de subida e descida do pistão são transferidos pelas bielas ao vrabrequim que será o responsável por transformar esse movimento alternante ou alternativo dos pistões em um movimento circular.

Apesar de existirem motores de 2 tempos, não falaremos destes pois não possuem aprlicações práticas para os mesmos no universo dos grupos geradores diesel.

Cilindrada:

A cilindrada é dada pela capacidade volumétrica de cada cilindro multiplicada pelo número destes. A capacidade volumétrica do cilindro é dada pela área da base (área do circulo através do raio do cilindro) x altura, vide a figura 4. A altura será a distância entre po PMS e PMI indicados na figura 1.

Fig. 4  

Vemos, ainda que a cilindrada pode ser indicada por Cm³ ou litros. Em um veículo que possui um motor com cilidrada de 2.0 litros, equivale se dizer que 2.000 Cm³.

Taxa de Compressão:

Também conhecida como relação de compressão, a taxa de compressão é a razão entre o volume com o pistão em sua posição inicial e o volume com o pistão em sua posição final, conforme vemos na figura 5.

Fig. 5

Uma taxa de compressão de 1/20, significa dizer que o volume da câmara de combustão ao final do curso do pistão é 20 vezes menor que o volume da câmara no final do curso do pistão. A taxa de compressão de 1/20 é lida como taxa de 20 para 1.


Espero que tenham gostado. Por favor, comentem e falem do que gostaram, sugiram assuntos que gostariam de ver abordados e tirem suas dúvidas.





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como funciona um alternador sem escovas (brushless)?

Como funciona um alternador (gerador de corrente alternada)?

Como funciona uma excitatriz estática?