Como Funcionam os Controles e Proteções de Um Motor Diesel? (Parte 2 - Sistema de Parada)
Ricardo Figueiredo
Vimos no artigo anterior como é dada a partida em um motor a diesel estacionário aplicado em grupos geradores. Agora veremos como efetuar a parada deste motor.
Em motores ciclo otto (motores que utilizam como combustível Gasolina, Álcool ou Gás) a parada se dá interrompendo o circuito elétrico que gera a faísca de ignição do combustível, porém vimos que os motores ciclo diesel não utilizam faísca e que a ignição se dá de forma espontânea pela compressão da mistura ar - combustível na câmara de combustão. Por isto, a maneira encontrada para colocar o motor novamente em repouso é o bloqueio do combustível através de uma válvula solenoide que também é conhecida por "solenoide de parada".
Em grupos geradores mais antigos...
Nos motores a diesel dos grupos geradores mais antigos, fabricados até 1998, era comum termos a válvula solenoide que trabalhava por pulso, ou seja, a mesma permanecia com a bobina desenergizada durante o repouso e o funcionamento do motor, permanecendo energizada apenas no momento da parada por cerca de 20 segundos, tempo suficiente para que o motor reduzisse sua velocidade da nominal até zero (condição de repouso).
Este sistema possui alguns problemas:
- Se a bobina ficar energizada por um tempo longo ou necessitar de sucessivas paradas a mesma aquecerá e poderá queimar. Essa bobina não é fabricada para que fique energizada por mais que 30 ou 40 Segundos ou que ocorra mais que 5 ou 6 paradas em um intervalo de 1 hora.
- Caso haja a queima ou algum dano à instalação elétrica desta bobina o motor só efetuaria a parada por intervenção manual de um operador.
- Caso o profissional de automação estimasse um tempo de parada inferior ao necessário, o motor voltaria a velocidade nominal sem parar.
No final dos anos 1990 começaram a surgir os sistemas de parada por nível, ou seja, a bobina da válvula solenoide é energizada para a partida do motor e precisa manter-se energizada pelo tempo que se deseja manter o grupo gerador em funcionamento. Para se colocar o motor em repouso é só desenergizar a bobina que o motor desacelera até sua completa parada.
As vantagens deste sistema de parada são:
- Não há limitação do tempo que a bobina pode passar energizada.
- Caso haja alguma falha o motor estará em uma condição segura: ou permanecerá parado ou efetuará a parada.
As válvulas solenoides mais novas possuem duas bobinas internas:
- Bobina de atracamento: É a bobina que ficará energizada por poucos segundos, tempo suficiente para que que haja o arrasto do eixo que efetuará a liberação do combustível. Após a alavanca ter sido deslocada esta bobina é desligada.
- Bobina de retenção: É a bobina que fica energizada por todo o período em que o motor estiver em funcionamento.
Trabalhando com esta separação de bobinas, poderemos ter maior potência para o momento do deslocamento do eixo da solenoide e um menor consumo de energia e menor aquecimento desta durante o período de funcionamento aumentando a eficiência e a confiabilidade do dispositivo.
E..., como ligar?
Existem no mercado solenoides com dois ou com três fios. Primeiro veremos a solenoide a três fios:
O fio preto é ligado à terra, o fio vermelho é energizado quando formos dar a partida do motor e o fio branco é ligado ao motor de partida. Desta forma a bobina de atracamento fica energizada, apenas, quando o motor de partida estiver acionado. Uma vez desligado o motor de partida, apenas a bobina de retenção permanece energizada. Se desejarmos que o motor diesel pare e entre em repouso basta desenergizar o fio vermelho e, por consequência, a bobina de retenção será desenergizada.
As bobinas das válvulas solenoides que possuem dois fios possuem um fim de curso interno que desliga a bobina de atracamento assim que o eixo da solenoide atinge o final de seu curso, deixando ativa apenas a bobina de retenção durante o funcionamento do motor diesel. Vejam no diagrama abaixo:
Durante a partida do motor diesel deveremos energizar os terminais terra e +Vcc. Para efetuar a parada deveremos desenergizar os mesmo terminais.
Muito bom!
ResponderExcluirobrigado
ExcluirSaudaçoes oque devo fazer para receber conteudos do mundo dos grupos geradores..essas informaçoes foram e tenhem me sido muito uteis por favor aguardo o seu fidback
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