Como Funcionam os Controles e Proteções de Um Motor Diesel? (Parte 2 - Sistema de Parada)

 

Ricardo Figueiredo


Vimos no artigo anterior como é dada a partida em um motor a diesel estacionário aplicado em grupos geradores. Agora veremos como efetuar a parada deste motor.





Partiu, tem que parar...

Em motores ciclo otto (motores que utilizam como combustível Gasolina, Álcool ou Gás) a parada se dá interrompendo o circuito elétrico que gera a faísca de ignição do combustível, porém vimos que os motores ciclo diesel não utilizam faísca e que a ignição se dá de forma espontânea pela compressão da mistura ar - combustível na câmara de combustão. Por isto, a maneira encontrada para colocar o motor novamente em repouso é o bloqueio do combustível através de uma válvula solenoide  que também é conhecida por "solenoide de parada".

Em grupos geradores mais antigos...

Nos motores a diesel dos grupos geradores mais antigos, fabricados até 1998, era comum termos a válvula solenoide que trabalhava por pulso, ou seja, a mesma permanecia com a bobina desenergizada durante o repouso e o funcionamento do motor, permanecendo energizada apenas no momento da parada por cerca de 20 segundos, tempo suficiente para que o motor reduzisse sua velocidade da nominal até zero (condição de repouso).

Este sistema possui alguns problemas:

  • Se a bobina ficar energizada por um tempo longo ou necessitar de sucessivas paradas a mesma aquecerá e poderá queimar. Essa bobina não é fabricada para que fique energizada por mais que 30 ou 40 Segundos ou que ocorra mais que 5 ou 6 paradas em um intervalo de 1 hora.
  • Caso haja a queima ou algum dano à instalação elétrica desta bobina o motor só efetuaria a parada por intervenção manual de um operador.
  • Caso o profissional de automação estimasse um tempo de parada inferior ao necessário, o motor voltaria a velocidade nominal sem parar.
Pelo que vimos acima, este sistema de parada era um ponto vulnerável de qualquer sistema automático e precisava ser melhorado.

Em grupos geradores mais novos...

No final dos anos 1990 começaram a surgir os sistemas de parada por nível, ou seja, a bobina da válvula solenoide é energizada para a partida do motor e precisa manter-se energizada pelo tempo que se deseja manter o grupo gerador em funcionamento. Para se colocar o motor em repouso é só desenergizar a bobina que o motor desacelera até sua completa parada.

As vantagens deste sistema de parada são:

  • Não há limitação do tempo que a bobina pode passar energizada.
  • Caso haja alguma falha o motor estará em uma condição segura: ou permanecerá parado ou efetuará a parada.
Como são dispostas as bobinas de uma válvula solenoide de parada?

As válvulas solenoides mais novas possuem duas bobinas internas:

  • Bobina de atracamento: É a bobina que ficará energizada por poucos segundos, tempo suficiente para que que haja o arrasto do eixo que efetuará a liberação do combustível. Após a alavanca ter sido deslocada esta bobina é desligada.
  • Bobina de retenção: É a bobina que fica energizada por todo o período em que o motor estiver em funcionamento.

Trabalhando com esta separação de bobinas, poderemos ter maior potência para o momento do deslocamento do eixo da solenoide e um menor consumo de energia e menor aquecimento desta durante o período de funcionamento aumentando a eficiência e a confiabilidade do dispositivo.

E..., como ligar?

Existem no mercado solenoides com dois ou com três fios. Primeiro veremos a solenoide a três fios:


O fio preto é ligado à terra, o fio vermelho é energizado quando formos dar a partida do motor e o fio branco é ligado ao motor de partida. Desta forma a bobina de atracamento fica energizada, apenas, quando o motor de partida estiver acionado. Uma vez desligado o motor de partida, apenas a bobina de retenção permanece energizada. Se desejarmos que o motor diesel pare e entre em repouso basta desenergizar o fio vermelho e, por consequência, a bobina de retenção será desenergizada.

 As bobinas das válvulas solenoides que possuem dois fios possuem um fim de curso interno que desliga a bobina de atracamento assim que o eixo da solenoide atinge o final de seu curso, deixando ativa apenas a bobina de retenção durante o funcionamento do motor diesel. Vejam no diagrama abaixo:


Durante a partida do motor diesel deveremos energizar os terminais terra e +Vcc. Para efetuar a parada deveremos desenergizar os mesmo terminais.

Espero que tenham gostado. Por favor, comentem e falem do que gostaram, sugiram assuntos que gostariam de ver abordados e tirem suas dúvidas.

Vejam nossos artigos anteriores na ordem em que foram publicados, caso não tenham lido ainda:













Visite nosso Canal no Youtube: Mundo dos Geradores

Na página inicial temos um botão para vocês seguirem o nosso blog. Cliquem nele para serem avisados sempre que houver um novo post.

               







Comentários

  1. Saudaçoes oque devo fazer para receber conteudos do mundo dos grupos geradores..essas informaçoes foram e tenhem me sido muito uteis por favor aguardo o seu fidback

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como funciona um alternador sem escovas (brushless)?

Como funciona um alternador (gerador de corrente alternada)?

Como funciona uma excitatriz estática?