Como Funcionam os Controles e Proteções de Um Motor Diesel? (Parte 2 - Sistema de Parada)

 

Ricardo Figueiredo


Vimos no artigo anterior como é dada a partida em um motor a diesel estacionário aplicado em grupos geradores. Agora veremos como efetuar a parada deste motor.





Partiu, tem que parar...

Em motores ciclo otto (motores que utilizam como combustível Gasolina, Álcool ou Gás) a parada se dá interrompendo o circuito elétrico que gera a faísca de ignição do combustível, porém vimos que os motores ciclo diesel não utilizam faísca e que a ignição se dá de forma espontânea pela compressão da mistura ar - combustível na câmara de combustão. Por isto, a maneira encontrada para colocar o motor novamente em repouso é o bloqueio do combustível através de uma válvula solenoide  que também é conhecida por "solenoide de parada".

Em grupos geradores mais antigos...

Nos motores a diesel dos grupos geradores mais antigos, fabricados até 1998, era comum termos a válvula solenoide que trabalhava por pulso, ou seja, a mesma permanecia com a bobina desenergizada durante o repouso e o funcionamento do motor, permanecendo energizada apenas no momento da parada por cerca de 20 segundos, tempo suficiente para que o motor reduzisse sua velocidade da nominal até zero (condição de repouso).

Este sistema possui alguns problemas:

  • Se a bobina ficar energizada por um tempo longo ou necessitar de sucessivas paradas a mesma aquecerá e poderá queimar. Essa bobina não é fabricada para que fique energizada por mais que 30 ou 40 Segundos ou que ocorra mais que 5 ou 6 paradas em um intervalo de 1 hora.
  • Caso haja a queima ou algum dano à instalação elétrica desta bobina o motor só efetuaria a parada por intervenção manual de um operador.
  • Caso o profissional de automação estimasse um tempo de parada inferior ao necessário, o motor voltaria a velocidade nominal sem parar.
Pelo que vimos acima, este sistema de parada era um ponto vulnerável de qualquer sistema automático e precisava ser melhorado.

Em grupos geradores mais novos...

No final dos anos 1990 começaram a surgir os sistemas de parada por nível, ou seja, a bobina da válvula solenoide é energizada para a partida do motor e precisa manter-se energizada pelo tempo que se deseja manter o grupo gerador em funcionamento. Para se colocar o motor em repouso é só desenergizar a bobina que o motor desacelera até sua completa parada.

As vantagens deste sistema de parada são:

  • Não há limitação do tempo que a bobina pode passar energizada.
  • Caso haja alguma falha o motor estará em uma condição segura: ou permanecerá parado ou efetuará a parada.
Como são dispostas as bobinas de uma válvula solenoide de parada?

As válvulas solenoides mais novas possuem duas bobinas internas:

  • Bobina de atracamento: É a bobina que ficará energizada por poucos segundos, tempo suficiente para que que haja o arrasto do eixo que efetuará a liberação do combustível. Após a alavanca ter sido deslocada esta bobina é desligada.
  • Bobina de retenção: É a bobina que fica energizada por todo o período em que o motor estiver em funcionamento.

Trabalhando com esta separação de bobinas, poderemos ter maior potência para o momento do deslocamento do eixo da solenoide e um menor consumo de energia e menor aquecimento desta durante o período de funcionamento aumentando a eficiência e a confiabilidade do dispositivo.

E..., como ligar?

Existem no mercado solenoides com dois ou com três fios. Primeiro veremos a solenoide a três fios:


O fio preto é ligado à terra, o fio vermelho é energizado quando formos dar a partida do motor e o fio branco é ligado ao motor de partida. Desta forma a bobina de atracamento fica energizada, apenas, quando o motor de partida estiver acionado. Uma vez desligado o motor de partida, apenas a bobina de retenção permanece energizada. Se desejarmos que o motor diesel pare e entre em repouso basta desenergizar o fio vermelho e, por consequência, a bobina de retenção será desenergizada.

 As bobinas das válvulas solenoides que possuem dois fios possuem um fim de curso interno que desliga a bobina de atracamento assim que o eixo da solenoide atinge o final de seu curso, deixando ativa apenas a bobina de retenção durante o funcionamento do motor diesel. Vejam no diagrama abaixo:


Durante a partida do motor diesel deveremos energizar os terminais terra e +Vcc. Para efetuar a parada deveremos desenergizar os mesmo terminais.

Espero que tenham gostado. Por favor, comentem e falem do que gostaram, sugiram assuntos que gostariam de ver abordados e tirem suas dúvidas.

Vejam nossos artigos anteriores na ordem em que foram publicados, caso não tenham lido ainda:













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Comentários

  1. Saudaçoes oque devo fazer para receber conteudos do mundo dos grupos geradores..essas informaçoes foram e tenhem me sido muito uteis por favor aguardo o seu fidback

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